Adequação NR-12

A Norma Regulamentadora NR-12, estabelece requisitos mínimos para garantir a segurança em máquinas e equipamentos utilizados nas diversas atividades industriais.

Seu principal objetivo é prevenir acidentes de trabalho e promover um ambiente seguro para os trabalhadores. Alguns pontos-chave da NR-12 incluem a necessidade de análise de riscos em máquinas, a implementação de dispositivos de segurança, a capacitação dos operadores, a adequação das instalações, e a elaboração de manuais de operação.

Essa norma busca harmonizar o desempenho produtivo com a segurança, visando a proteção da integridade física dos trabalhadores e a prevenção de acidentes laborais.

A NR-12 é aplicável a uma ampla gama de setores industriais, e seu cumprimento é obrigatório para as empresas que operam com máquinas e equipamentos no território brasileiro.

Algumas etapas da adequação NR-12 são:
- análise técnica do equipamento e sua operação;
- avaliação do risco do equipamento;
- classificação do risco do equipamento - categorias B, I, II, III, IV 
- implementação das barreiras mecânicas para eliminar riscos
- adequações elétricas, instalação de sensores, cortinas de luz, botões bi-manual, relés de monitoramento, botões de emergência, etc.
- treinamentos da equipe de produção;
- treinamentos do pessoal da manutenção;
- elaboração do laudo de adequação NR-12;

Executamos todo o dimensionamento elétrico das intervenções necessárias para o aumento da segurança das operações das máquinas.

Alguns painéis elétricos e de automação podem estar com seus esquemas elétricos desatualizados ou inexistentes, isso demanda uma capacidade técnica elevada para que seja feito todo o levantamento do funcionamento dos painéis e dispositivos de segurança existentes, analisar o relatório técnico da classificação de risco do equipamento, para que seja feito o novo projeto elétrico de adequação NR-12 do painel, de forma a garantir os monitoramento correto dos dispositivos de segurança.

Nossa equipe trabalhou para adequação de mais de 150 equipamentos na linha de produção da fábrica da Bauducco de Extrema-MG, já são quase 2 anos de trabalhos para finalizar os mais de 350 equipamentos em uma única planta.